top of page

CNH Popular: a partir de segunda (4), Detran-CE atende candidatos aprovados em mais seis municípios

image.png

Na segunda-feira (4), o Detran-CE inicia os atendimentos aos candidatos com inscrições aprovadas do programa CNH Popular 2023 em mais seis municípios. São eles: Milhã, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Tamboril, Amontada e Itaitinga. 

Os candidatos podem agendar o processo de formação para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no site oficial do Detran (www.detran.ce.gov.br) para ser atendido inicialmente na autoescola, no dia e horário disponíveis.

Na data agendada, o candidato deve comparecer à autoescola, portando RG, CPF e comprovante de endereço.

Municípios

Outros 68 municípios do Ceará já estão com a execução do CNH Popular 2023 em andamento, com agendamentos e atendimentos disponíveis. São eles: Fortaleza, Caucaia, Horizonte, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Quixadá, Aquiraz, Crateús, Tauá, Iguatu, Cascavel, Eusébio, Maranguape, Crato, Camocim, Canindé, Russas, Aracati, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Guaraciaba do Norte, Icó, Viçosa do Ceará, Tianguá, Campos Sales, Morada Nova, Barbalha, Poranga, Farias Brito, São Luís do Curu, Trairi, Mombaça, Quixeramobim, Pacajus, Pindoretama, Senador Pompeu, Itaiçaba, Apuiarés, Ararendá, Assaré, Barro, Brejo Santo, Caridade, Chorozinho, Independência, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Monsenhor Tabosa, Nova Olinda, Nova Russas, Pentecoste, Umirim, Itarema, Cruz, Marco, Ipueiras, Banabuiú, Itapajé, Novo Oriente, Paraipaba, Milhã, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Tamboril, Amontada e Itaitinga.

App

Os candidatos do programa podem acompanhar o andamento do processo de habilitação através do aplicativo Meu Detran, pelo celular, no link “Acompanhar processo CNH”. Será solicitado o reconhecimento facial do candidato, que será liberado logo após a coleta de foto e biometria pelo Detran.

Governo do Ceará envia projeto de lei à Alece que cria o Programa Moto Segura

O governador Elmano de Freitas assinou, nesta segunda-feira (2), Projeto de Lei Complementar que institui o Programa Moto Segura Ceará. A iniciativa permitirá o rastreamento de motocicletas roubadas ou furtadas, por meio de comunicação instantânea com a Polícia. A proposta, enviada à Assembleia Legislativa é inspirada no Programa Meu Celular, que recuperou, em cinco meses, mais de 2.700 celulares roubados ou furtados no estado. A novidade foi anunciada há uma semana, como parte do programa Ceará contra o Crime.

Inicialmente, a medida beneficiará entregadores que trabalham com motocicleta e os mototaxistas, que terão acesso ao serviço de rastreamento para localizar o veículo. O anúncio foi feito pelas redes sociais do governador e contou com as presenças do titular da Secretaria da Segurança Pública e Desenvolvimento Social (SSPDS), Roberto Sá; do Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Klênio Sávio; e do Diretor Geral da Academia Estadual de Segurança Pública, Leonardo Barreto, no Palácio da Abolição, entre outros integrantes da área de Segurança Pública.

Segundo o governador, o projeto foi enviado à Alece, para que possa ser lido, debatido, discutido e melhorado pelos deputados estaduais. “A ideia é que a gente tenha um programa, no Ceará, em que você, que é entregador, que trabalha com motocicleta, que é moto-Uber, ou que, de alguma maneira, tenha a motocicleta como instrumento de trabalho, que tenhamos capacidade de lhe oferecer o serviço para que a sua moto, sendo furtada ou roubada, que a polícia tenha acesso imediato à localização e, com isso, agindo imediatamente, possa prender a pessoa que praticou o crime e recuperá-la”, afirmou.

image.png

Reconhecendo as dificuldades que o trabalhador enfrenta para adquirir esse instrumento de trabalho, o chefe do Executivo Estadual argumentou que, além de possibilitar maior tranquilidade para o trabalhador, “o programa busca desestimular o furto e o roubo de motocicletas no Ceará”. Outro benefício do Moto Segura, conforme o governador, “é a melhoria das condições de trabalho da própria polícia, porque usando de tecnologia, será possível rastrear essa moto e devolvê-la ao seu dono”. Isso, porque as forças de segurança pública terão condição de investigar eventuais receptadores, bem como “quem está comprando as motos ou peças, porque seremos capazes de monitorar o percurso que ela estará fazendo após o furto ou roubo”, completou o governador.

O secretário Roberto Sá assegurou que o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, a Ciops e a Polícia Militar estão preparados para a implementação do programa. “Estamos todos motivados para, passadas as etapas administrativas e tecnológicas, a Polícia Militar entre em ação e, tomando conhecimento de onde está a motocicleta, buscá-la. Fiquem tranquilos, afirmou.

bottom of page